Wednesday, March 26, 2008

O Alambique

Numas férias passadas, já longe do último Verão, fui requisitado para ir almoçar para os lados da minha terra com um grupinho de pessoal de Lisboa.

Fomos almoçar a um grande, enorme magnífico restaurante entre o Fundão e a Covilhã, de seu nome: Alambique!

Foi assim que saí do carro e levantei a cabeça que tive a ideia de criar este blog: No meio rural em que nos encontramos, deparar-mo-nos com um edifício daqueles.... Dá tonturas.. Tenho que confessar!

À medida que entrava ia-me sentido cada vez mais zonzo.. O corredor para o restaurante era assustador... Com bichos feitos já nem sei bem e quê... No jardim interior havia zebras (???), leões.. Animais típicos da minha querida Serra da Estrela! Assim que entrei no restaurante.. Vá lá, até parecia composto, um exagero de cestas e cebolas no tecto. Mais um exagero de alhos aqui e além.. E mais bichos! Não vamos esquecer de ir sempre enquadrando tudo isto num magnifico edifício digno de estar em plena Avenida da Liberdade mas que na realidade está na Cova da Beira, a lado das cebolas e dos cestos... E dos bichos de esferovite (creio)!

Bem, mesa posta, distribuição da população pelas margens da mesma e eis que começa a surgir as entradas. Tinha ouvido falar em ovos verdes, já vinha à meia hora com água na boca, sempre a pensar nos ovos verdes, os da minha mãe são fantásticos!! Quando chegam à mesa, olho para aquilo e vinham amarelos... Que estranho... "Os da minha mãe também não são verdes, verdes.. Mas também não são amarelos, amarelos..." Mas vamos a isto!! Ok, uma das especialidades da beira interior resumia-se a uns míseros ovos cozidos cortados ao meio, envolvidos em ovo batido e posteriormente fritos.... :(

Comida à parte partamos para outro tipo de alimentação: Gajas!
Bem.... Olhando em redor não dava para esquecer onde estava: Num edificio completamente deslocado do meio em que se inseria, com um interior ainda mais horrível, mas os clientes não destoavam. Senhoras vestidas a rigor como que se de um evento no Salão Preto e Prata se tratasse...

Entre uma rodela de morçela e uma trinca de pão fez-se luz!!!! Afinal compreendi!!!!!

À beira da minha magnifica serra existe uma cidade jactante de seu nome Covilhã, cujos habitantes sedentos de protagonismo, exibicionismo e atulhados de saloiice na sua potência máxima, querem ser o que não são, querem parecer o que não conseguem..

Em suma, O Alambique não é um restaurante manhoso. O Alambique não é um restaurante saloio. O Alambique não é um restaurante recehado de mau gosto.

O Alambique é um génio em forma de restaurante!!

O mercado dá o que o consumidor procura.

PS - Saloios eram os camponeses que habitavam os arredores de Lisboa. Quando vinham à cidade deixavam as vestes de trabalho e tentavam vestir-se finoriamente, no entanto... Eram reconhecidos à distânica! Hoje em dia são os habitantes das cidades que se tentam vestir à camponês quando passeiam até ao campo, no entanto.... São reconhecidos à distância!

Os habitantes da Covilhã ainda tentam ser finórios quando dão os seus passeios de fim de semana...

No comments: